Depois de Caio Bonfim, que já havia triunfado na prova dos 20km neste sábado (
noticia abaixo), agora foi a vez de Mário José dos Santos colocar o Brasil novamente no lugar mais alto do pódio no Sul-Americano de Marcha, em Salinas no Equador. Neste domingo, o brasileiro conquistou o ouro na prova dos 50 km, com o tempo de 4h12m52s. O resultado o credencia a disputar a Copa do Mundo da Rússia, em maio.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Mário José vibra com ouro conquistado no Sul-Americano de Marcha 50km
O percurso foi percorrido sob chuva moderada. Para vencer, Mario José teve de superar o equatoriano Jonathan Cáceres, que acompanhou o seu ritmo durante quase todo o trajeto, mas acabou ficando na segunda colocação, com 4h14m44s. Outro brasileiro que fez boa prova foi o potiguar Cláudio Richardson dos Santos, que ficou em quarto, com 4h24m23s.
Na prova juvenil masculina dos 10km em marcha, o paranaense Bruno Fidelis obteve a sétima colocação, com 44m37s, obtendo o índice para a Copa do Mundo em sua prova. Na prova dos 5km menor feminino, Rayane Caroline também ficou em sétimo, com 27m47s.
- A equipe de marcha brasileira teve uma boa participação, principalmente nas duas provas masculinas adultas - avaliou o técnico Vanthauze Marques.
________________________________________________Campeão da última Copa Brasil, o brasiliense Caio Bonfim conquistou a medalha de ouro dos 20 km em marcha neste sábado, no Campeonato Sul-Americano, realizado em Salinas, a 250 km de Guayaquil, no litoral do Equador.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Caio Bonfim cruza a linha de chegada, superando o colombiano James Aurélio
O ouro foi um presente antecipado de aniversário para o atleta, que completa 21 anos nesta segunda-feira. Ele triunfou com um tempo de 1h24m05s, índice para a Copa do Mundo de Saransky, na Rússia, em maio. O catarinense Moacir Zimmermann terminou em terceiro, fechando o percurso em 1h24m33s, atrás do colombiano James Aurélio, vice-campeão da prova.
- Foi a minha segunda vitória na categoria adulta e justamente num Sul-Americano. Isso me dá mais ânimo ainda para tentar o índice para a Olimpíada de Londres daqui em diante - comemorou o atleta, que foi campeão Sul-Americano juvenil em 2010, em Cochabamba, na Bolívia.
Na prova feminina, a brasileira mais bem colocada foi a paranaense Tania Regina Spindler, que ficou em 13º, com 1h45m35s. A vencedora foi a colombiana Arabelly Orjuela Sánchez, com 1h34m40s. A pernambucana Érica de Sena competiu como avulsa e venceu a prova extraoficialmente, com 1h33m24s. O resultado credencia a atleta a disputar a Copa do Mundo da Rússia.